No dia 26 de março de 2011, foi realizada uma oficina de Movie Maker no laboratório de Informática, com todos os representantes de turmas, em parceria com os Alunos Monitores do Labin: Angélica Beatriz, Ghalwony Camargo, Lucas Brito e Daniel Alves, onde repassaram seus conhecimentos adquiridos durante a capacitação do Programa Aluno Monitor da Microsoft. O objetivo desta oficina foi multiplicar estes conhecimentos aos representantes e vice-representantes de turma, para que seja estendida aos outros alunos, desta Unidade Escolar e também a comunidade local.
Foi um dia proveitoso, onde todos participaram e conheceram mais uma ferramenta tecnológica disponível na escola.
Neste ano de 2011, as atividades desenvolvidas no Laboratório de Informática do CEM Félix Camoa, tiveram como público alvo, alunos, professores, servidores de todos os setores, comunidade local, servidores da Diretoria Regional de Ensino, alunos das Escolas Estaduais vizinhas, alunos da Escola Técnica Federal entre outros.
A Coordenação do Laboratório de Informática orienta e auxilia os alunos e professores nos trabalhos desenvolvidos, propiciando um ambiente de aprendizagem favorável ao desenvolvimento dos mesmos.
Além das aulas ministradas no Labin pelos professores, os alunos utilizam os recursos tecnológicos para realização de pesquisas e os programas Power Point, Word, Excel, Movie Maker, Hagaquê, para montagem de trabalhos a serem apresentados no data show, como também trabalhos escritos e seminários.
Os professores são atendidos de acordo com seu planejamento semanal, juntamente com a Coordenação Pedagógica.
O CEM Félix Camoa atende solicitações da Diretoria Regional de Ensino na utilização do Labin, para realização de cursos da e-proinfo e oficinas.
Durante todo o anoforam realizadas oficinas de Movie Maker, com os representantes de turmas, oficinas de Google Docs (textos colaborativos) e Hagaquê (montagem de histórias em quadrinhos), para os professores de Língua Portuguesa e Inglesa, oficina de Hagaquê para os alunos da 1ª série 06 no período matutino e oficina de Power Point, para os alunos.
A procura pelo laboratório foi grande tanto pelos alunos com 675 (seiscentos e setenta e cinco) atendimentos, como pelos professores com suas turmas, totalizando 154 (cento e cinqüenta e quatro) atendimentos conforme planejamento das aulas. Coordenadora de Informática Rosilde Aires de F. Maya
O Centro de Ensino Médio Félix Camoa sedia a ação social do Rally dos Sertões coordenada e desenvolvida pelo Instituto Brasil Solidário - IBS em Porto Nacional no próximo dia 13 de agosto. Na presente data, os profissionais realizarão atividades educativas como: teatro, oficinas de reciclagem, workshops e projetos relacionados ao meio ambiente com a estruturação da horta comunitária e arborização. Além do incentivo à leitura com doação de 1.200 livros e revistas para a Biblioteca Dr. Euvaldo, kits escolares, concursos de leituras e produção textual com premiação – 2 bicicletas 18 marchas para os discentes ganhadores O Rally dos Sertões traz em sua caravana médicos de diversas especialidades: odontologia, pediatria, ginecologia, cardiologia, dermatologia e clínica geral para atender gratuitamente não só a comunidade do CEM Félix Camoa, mas a comunidade local. Os integrantes do Rally entendem que o seu papel social e responsabilidade é de levar esperança e dignidade a algumas comunidades brasileiras. A ação global conta com diversos parceiros locais como Prefeitura Municipal de Porto Nacional, Ruraltins, Grupo Tambores do Tocantins – COMSAÚDE, Diretoria Regional de Ensino de Porto Nacional, Hotel Capim Dourado.
CENTRO DE ENSINO MÉDIO FÉLIX CAMOA Disciplina: Química Série: 2º ano 11 Professora: Marilene Guimarães Objetivo: Produzir texto lúdico proporcionando a memorização de forma significativa abordando os elementos químicos(símbolos) para posterior socialização em sala.
PRODUÇÃO DE TEXTO: QUÍMICA O Berílio(Be) da minha vida
Quando cheguei da Frâncio(Fr), anunciei em Rádio(Ra) que estaria procurando um Berílio(Be) para mim. Mas o que me apareceu foi um gaúcho, e disse: Bario(Ba)baridade tchê! Tu pareces um Tálio(Tl) de Índio(In)! Estanho(Sn), uma princesa pra mim. Com aquele Crômo(Cr) perto de mim fiquei sem Oxigênio(O), mas logo apareceu o Hélio(He) para me salvar, eu com todo aquele Escândio(Sc)corri em todos os Rádio(Ra) que Cobre(Cu), porque não conseguia encará-lo de frente. Ele com todo aquele peito de Ferro(Fe) foi atrás de mim e disse: _ Boro(B) pra minha casa conhecermos melhor? Somos Estanho(Sn) um para o outro. _ Brômo(Br) sim. Depois de todo aquele mal entendido, você parece não Manganês(Mn) de toda minha precisão. _ Cádmio! Prometo que serei um Ouro(Au) com Prata(Ag) em sua vida, como você é a tabela da minha vida e se tornou o Ósmio(Os) do universo para mim. Depois dessa conversa começamos um relacionamento Cério(Ce), nos casamos tivemos dois filhos com Níquel(Ni) que dá gosto! Com os nomes de Césio(Cs) e Telúrio(Te)
Os alunos do 3º ano do Centro de Ensino Médio Félix Camoa, produziram vídeos curta metragem sobre compra impulsiva e as consequências para o Meio Ambiente, apresentando situações do dia a dia, referente ao conteúdo de Educação Financeira nas Escolas, baseado nos seguintes textos : - Matemática Financeira – O que você já sabe? (Leitura paradidática) pg. 14/15/16/17. -DinheiroXFelicidade. -O que um teórico diz sobre dinheiro e felicidade. -Situação financeira atual. -Formas de pagamento. -Compra impulsiva. Tema trabalhado no Dia D’da Leitura, nas aulas de matemática da professora Marilene como leitura paradidática a fim de revisar, porcentagem, lucro, desconto, acréscimo e juros às situações problema do dia a dia. Tendo como eixo norteador o tratamento de Informação. E como objetivo: Compreender que a Matemática Financeira é o ramo da matemática que se ocupa do estudo do valor do dinheiro. Entender que ao longo do tempo, poupar dinheiro é algo que se pode fazer imediatamente, com pouco ou nenhum esforço. Basta parar de gastar. Através das atividades propostas pela professora Marilene e com orientação da coordenadora Patrícia, os alunos conheceram melhor a situação financeira de suas famílias e através de diálogos e atitudes contribuíram para o bom uso da renda familiar. Notamos que a competência de identificar na Matemática Financeira a possibilidade de desenvolver conhecimentos ligados diretamente ao dia a dia do mundo comercial e às relações entre capital e trabalho, foram alcançadas. Observamos também que com a realização desse trabalho, os alunos adquiriram as habilidades relacionadas ao conteúdos citados. Para realização e divulgação deste trabalho os alunos fizaram uso dos seguintes recursos tecnológicos: livro paradidático, texto xerocopiado, Datashow, câmera filmadora, youtube, blog, google docs, Windows media player, windows movie maker. Este vídeo foi divulgado no Workshop no Rio de Janeiro sobre educação financeira. "O destaque foi para o vídeo produzido por alunos da turma da EE Félix Camoa de Porto Nacional que conseguiu tirar lágrimas dos olhos de muitos dos idealizadores do projeto."
AULA CAMPO: Coleta de lixo seletivo na orla e praia de Porto Nacional-To.
Os alunos do segundo ano do Ensino Médio participaram do projeto: Tecnologia Meio Ambiente e Sustentabilidade. Para introduzir a temática em sala de aula, os estudantes assistiram vídeos com fotos e legendas em inglês, produzidos pelos alunos de LEM-inglês do terceiro ano, sobre poluição do lago e devastação do cerrado tocantinense pelas queimadas. Em seguida foram direcionados pelas professoras Marilene, Kátia Pureza e Semone a uma aula campo objetivando a realização da ação coleta de lixo seletivo na orla e praia de Porto Nacional-TO. As professoras kátia e Marilene distribuíram luvas e sacos de lixo para os alunos, orientando-os da importância dessa ação, como prática diária tanto na comunidade escolar como na contribuição com o meio em que vivem. Foi possível identificar através das atitudes dos alunos o impacto positivo dessa ação.
Num mundo cada vez mais dinâmico e interativo, é necessário que a escola proponha novas estratégias de ensino visando tornar o aluno protagonista do processo de ensino aprendizagem.
A promoção de atividades em grupo tem ganhado bastante espaço dentro dessa perspectiva de mudanças. Através das atividades coletivas os estudantes interagem entre si e discutem suas idéias na resolução dos problemas propostos. Além disso, o trabalho conjunto permite que se aprenda não apenas o conteúdo específico da disciplina, mas também a argumentar, a respeitar opiniões e a colaborar em prol de um objetivo comum.
A associação entre os aprendizes tem como objetivo comum: o aprender. E esse aprender não se resume apenas aos conteúdos relativos a fatos e conceitos, pois o educando ao assumir a docência na monitoria, envolve-se com conteúdos procedimentais e atitudinais - ao elaborar pequenos planos de aula que visam à organização de roteiros para realização de exercícios, juntamente com o professor e coordenador - até experimentos ilustrativos.
Nessa perspectiva, é que se insere o projeto de monitoria na escola. Espaço de cooperação em que os educandos das segundas e terceiras séries do Ensino Médio assumem a docência para compartilhar saberes da disciplina de física com os colegas. Não como um espaço em que o “mais forte ajuda o mais fraco”, mas em que o ensinar está indissociavelmente ligado ao aprender.
Responsáveis: Coordenadora Patrícia S. M. Rodrigues e Professores - Weslley Adriano R. Araújo e Marilene Guimarães