quarta-feira, 1 de junho de 2011

Monitoria de Física


Num mundo cada vez mais dinâmico e interativo, é necessário que a escola proponha novas estratégias de ensino visando tornar o aluno protagonista do processo de ensino aprendizagem.

A promoção de atividades em grupo tem ganhado bastante espaço dentro dessa perspectiva de mudanças. Através das atividades coletivas os estudantes interagem entre si e discutem suas idéias na resolução dos problemas propostos. Além disso, o trabalho conjunto permite que se aprenda não apenas o conteúdo específico da disciplina, mas também a argumentar, a respeitar opiniões e a colaborar em prol de um objetivo comum.

A associação entre os aprendizes tem como objetivo comum: o aprender. E esse aprender não se resume apenas aos conteúdos relativos a fatos e conceitos, pois o educando ao assumir a docência na monitoria, envolve-se com conteúdos procedimentais e atitudinais - ao elaborar pequenos planos de aula que visam à organização de roteiros para realização de exercícios, juntamente com o professor e coordenador - até experimentos ilustrativos.

Nessa perspectiva, é que se insere o projeto de monitoria na escola. Espaço de cooperação em que os educandos das segundas e terceiras séries do Ensino Médio assumem a docência para compartilhar saberes da disciplina de física com os colegas. Não como um espaço em que o “mais forte ajuda o mais fraco”, mas em que o ensinar está indissociavelmente ligado ao aprender.

Responsáveis: Coordenadora Patrícia S. M. Rodrigues e Professores - Weslley Adriano R. Araújo e Marilene Guimarães

Nenhum comentário:

Postar um comentário

glitters Ações do Centro de Ensino Médio Félix Camoa