Estatuto da Criança e do Adolescente



A partir da proposta de redação do ENEM de 2000:”Como enfrentar o desafio nacional de garantir os direitos da criança e do adolescente?”, os professores de Língua Portuguesa: Adailto, Belta, Haroldo, Irineia, Luislander e  Nádia trabalharam com os alunos do ensino médio, O Estatuto da Criança e do Adolescente, discutindo os direitos e deveres das crianças e dos adolescentes, subsidiados por vídeos e textos de apoio, culminando com a produção textual.

Crianças e adolescentes ainda lutam por direitos

            Há 21 anos foi implantado no Brasil o Estatuto da Criança e do Adolescente que defende esses dois grupos de pessoas, dando-lhes direitos e deveres. Cuidar das crianças e dos adolescentes é construir um futuro mais digno para as próximas gerações e dar os valores que estas merecem.
            O estatuto afirma que as crianças e adolescentes têm os direitos básicos à vida como: alimentação, saúde, saneamento, educação e o direito de frequentar a escola com acesso livre e gratuito a uma escola pública de qualidade.
            Cumprir o estatuto da criança e do adolescente é construir um futuro mais digno, mais próximo da realidade sonhada, pois educando uma criança de forma respeitosa e dentro da lei, esta fará o mesmo quando chegar sua vez de passar seus conhecimentos adiante.
        A realidade é que nem todos cumprem o que está escrito no estatuto, expondo as crianças e adolescentes à prostituição e ao trabalho forçado, tirando a chance de continuar com os estudos.
            Mesmo diante dessa realidade, ainda há solução para tal problema e uma delas é dar mais atenção às nossas crianças e adolescentes, respeitando seus direitos e deveres para garantir o futuro de nosso país.

Jailma Soares dos Reis
1º 08




glitters Ações do Centro de Ensino Médio Félix Camoa