segunda-feira, 27 de junho de 2011
Matemática Financeira x Consumismo
Matemática Financeira x consumismo
Os alunos do 3º ano do Centro de Ensino Médio Félix Camoa, produziram vídeos curta metragem sobre compra impulsiva e as consequências para o Meio Ambiente, apresentando situações do dia a dia, referente ao conteúdo de Educação Financeira nas Escolas, baseado nos seguintes textos :
- Matemática Financeira – O que você já sabe? (Leitura paradidática) pg. 14/15/16/17. -DinheiroXFelicidade.
-O que um teórico diz sobre dinheiro e felicidade.
-Situação financeira atual.
-Formas de pagamento.
-Compra impulsiva.
Tema trabalhado no Dia D’da Leitura, nas aulas de matemática da professora Marilene como leitura paradidática a fim de revisar, porcentagem, lucro, desconto, acréscimo e juros às situações problema do dia a dia. Tendo como eixo norteador o tratamento de Informação. E como objetivo: Compreender que a Matemática Financeira é o ramo da matemática que se ocupa do estudo do valor do dinheiro. Entender que ao longo do tempo, poupar dinheiro é algo que se pode fazer imediatamente, com pouco ou nenhum esforço. Basta parar de gastar. Através das atividades propostas pela professora Marilene e com orientação da coordenadora Patrícia, os alunos conheceram melhor a situação financeira de suas famílias e através de diálogos e atitudes contribuíram para o bom uso da renda familiar.
Notamos que a competência de identificar na Matemática Financeira a possibilidade de desenvolver conhecimentos ligados diretamente ao dia a dia do mundo comercial e às relações entre capital e trabalho, foram alcançadas. Observamos também que com a realização desse trabalho, os alunos adquiriram as habilidades relacionadas ao conteúdos citados. Para realização e divulgação deste trabalho os alunos fizaram uso dos seguintes recursos tecnológicos: livro paradidático, texto xerocopiado, Datashow, câmera filmadora, youtube, blog, google docs, Windows media player, windows movie maker. Este vídeo foi divulgado no Workshop no Rio de Janeiro
sobre educação financeira.
"O destaque foi para o vídeo produzido por alunos da turma da EE Félix Camoa de Porto Nacional que conseguiu tirar lágrimas dos olhos de muitos dos idealizadores do projeto."
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário