HISTÓRICO DO CEM FÉLIX CAMOA


HISTÓRICO E LEI DE CRIAÇÃO DO CEM FÉLIX CAMOA


NOME DA ESCOLA: Centro de Ensino Médio Félix Camoa
ENDEREÇO: Av.: Tocantins, s/n – Vila Nova           Porto Nacional – Tocantins
Localização: Área Urbana
Lei de Criação: Nº 674/74 de 10/06/1974
Autorização para funcionamento do Curso Médio Básico: 010/2001 em 31/01/01.
Nº de alunos em 2011 – 1.034 alunos

TRAJETÓRIA HISTÓRICA

 

O Grupo Escolar Félix Camoa foi inaugurado em 10 de junho de 1974. Recebeu este nome em homenagem ao primeiro habitante da cidade de Porto Nacional, que trabalhava nas margens do Rio Tocantins, atravessando os mineradores que vinham para esta região.
            A escola começou apenas com quatro salas, funcionava em três turnos: das 7h às 10h, das 10h às 13h e das 13h às 16h, sob a administração da Diretora Anecy Barros Bezerra (como voluntária) que também ministrava aulas em uma 1ª série.
            Em 1975, a Professora Marinalva Rego Barros Silva, respondia pela Diretoria da Escola (como voluntária) e ministrava aulas em uma 3ª série. Na época não havia secretaria na escola, os trabalhos eram feitos na Secretaria Municipal de Educação.
            Em 1976, a Professora Maria Glady da Silva Portelado, ministrava aulas em uma 4ª série e assumiu a direção do grupo Escolar, já com função gratificada, permanecendo na função até 1988 (por um período de 12 anos).
            Em 1989 com o crescimento do setor Vila Nova o grupo escolar ganhou mais 04 salas de aula, firmando ainda convênio com o Estado através da Lei nº 11183/89 e se transformou em Escola Municipal Conveniada Félix Camoa, transferindo seu patrimônio para o Estado.
Em 1989 a 1990, a escola foi dirigida por Doralice Nunes de Barros Barbosa.
            Em 1991 se tornou Escola Estadual recebendo mais 05 salas de aula e implantou o Curso Técnico em Contabilidade (sendo o mesmo extinto em 1994), em 1997 o Curso Normal e em 1998 o Curso Médio Básico.
De 1991 a 1994, Maria Glady da Silva Portelado, assumiu novamente a direção da escola por mais 04 anos.
            Em 1995, assume a direção Cleonice Cardoso Xavier.
            Em 1996 a escola passa a ser dirigida por Maria Áurea Ribeiro de Araújo Pereira, até março de 2003.
                        Através do Decreto nº 1197/28/05/2001 foi feito alteração do nome Colégio Estadual Félix Camoa para Centro de Ensino Médio Félix Camoa.
            Com a implantação do programa de Gestão Compartilhada em 1997, a escola teve um grande avanço, pois podendo administrar os próprios recursos, investiu em melhorias, visando a qualidade do ensino.
            Graças aos princípios educacionais, ao trabalho em equipe, a ousadia dos funcionários e a participação efetiva dos educandos e comunidade, o CEM Félix Camoa, tem experimentado o sucesso, se projetando entre as melhores escolas do Estado do Tocantins.
            O Resultado deste trabalho inovador, desenvolvido por esta Unidade de Ensino, está sendo evidenciado desde o ano 2000, quando ficou em 3º lugar do prêmio Gestão escolar, em 1º lugar no Prêmio SESC Talento em Palmas, e no ano de 2002 foi escolhida pelo Ministério da Educação e Cultura para representar o Tocantins no II Fórum Nacional de Experiências no Ensino Médio em Brasília com o Projeto Félix Solidário, destacando no cenário nacional entre as escolas de Ensino Médio do estado. No Prêmio Escola Comunitária de Gestão Compartilhada, referente ao ano de 2002, alcançou o em 1º lugar na regional de Ensino de Porto Nacional, e 4º lugar no Estado do Tocantins. E no Prêmio Gestão Escolar 2003, ficamos em 4º lugar no Estado.
Em 13 de maio de 2003, assume a direção Vita Fernandes Brito Dias.
            Desde a criação do Grupo Escolar Félix Camoa, até os dias atuais, houve grandes mudanças, várias reformas e ampliações e inúmeras aquisições de materiais e equipamentos pedagógicos.
            Em 2004, pelo reconhecimento por parte da Secretaria de  Educação do Tocantins (SEDUC) ao trabalho pedagógico desenvolvido em parceria com a comunidade e outras instituições de ensino, fomos apontados como escola modelo de referência para o 1º Intercâmbio Internacional de Gestão Escolar, onde recebemos com honradez a visita de cinco gestores de escolas públicas do Reino Unido.
             Outrossim, após a visita de um representante do Ministério da Educação e Cultura / MEC, para uma avaliação institucional da U.E., recebemos um importante documento da Exma. Secretária de Educação (Profa. Maria Auxiliadora Seabra Resende) parabenizando toda a equipe técnico pedagógica do CEM Félix Camoa pelo exemplo e modelo de trabalho na educação de nível médio, calcado em parceiras e projetos interdisciplinares junto à comunidade, em razão da visita supracitada.
Salientamos que de 2003 a 2006 foram os anos em que firmamos grandes parcerias para a melhoria da qualidade de ensino e a permanência com sucesso do aluno na escola. Exemplos de parceiros, coordenadores, professores e acadêmicos em conclusão de curso, atuando em projetos nossos como: Pré-vestibular “10 TAKE”, Conselho de classe/ participativo, Creche “Baby Félix, Projeto de Leitura, Melhores do Ano, Projeto de Acompanhamento, Projeto Aprendizagem e Projeto Slant.
Em 2005, a escola conquistou o 1º lugar do estado no Prêmio de Escola Comunitária de Gestão Compartilhada. A gestora Vita Fernandes representou o Tocantins no Intercambio Internacional de Gestores nos Estados Unidos, como também do intercambio de gestores das escolas vencedoras do Prêmio de todos os estados brasileiros em Gramado – Rio Grande do Sul.
No ano de 2006 a Escola enfrentou grandes desafios em relação ao número de professores de Licenças Médicas, a rotatividade de professores foi muito grande e tivemos um prejuízo nos índices de reprovação e conseqüentemente no índice de abandono. Em contrapartida tivemos um excelente aproveitamento dos alunos que fizeram o vestibular com uma aprovação total de 88 alunos.
Em 2007 aumentou os índices de aprovação e diminuiu conseqüentemente o índice de reprovação e abandono, porém o número de evasão no período noturno ainda é preocupante.
Em 2008 através de um trabalho inovador e uma equipe comprometida foi indicado pela Secretaria da Educação para trabalhar com a metodologia em bloco, que tem como objetivo,intensificar a aprendizagem com aulas dinâmicas e significativas, proporcionando ao aluno um ensino de qualidade, contemplando as disciplinas conforme Estrutura Curricular, sendo uma aula de 120 minutos, intervalo de 15 minutos e uma aula de 60 minutos, com 2 disciplinas por dia. Esta metodologia foi selecionada para as escolas modelo em Gestão Escolar sendo somente implantados em quatorze unidades escolares do estado, para fase experimental do modelo em “blocos” para o ensino médio.
Por sermos uma equipe preocupada com uma educação de qualidade, participamos da autoavaliação do Prêmio Gestão Escolar com base 2007, onde mais uma vez as atividades desenvolvidas em parceria com a comunidade local nesta Unidade de Ensino, foram reconhecidas pelo Governador do Estado do Tocantins e a Secretária de Educação e Cultura, conferindo o titulo de Escola Destaque em gestão Escolar.
  Ainda em 2008, a escola deu continuidade ao projeto Liderança que tem possibilitado um acompanhamento sistemático das ações pedagógicas, proporcionando a melhoria dos índices de desempenho dos alunos. Também, o
 Projeto 10 TAKE PRÉ-VESTIBULAR conquista o prêmio Valorização dos Profissionais da Educação da Rede Estadual de Ensino do Estado do Tocantins, lançado pela SEDUC com o objetivo de valorizar e incentivar os profissionais a desenvolverem projetos de qualidade nas escolas.
Em 2009, conquistou novamente o 4º lugar do Estado no Prêmio de Escola Comunitária de Gestão Compartilhada. Diante da trajetória houve a conquista de 4 prêmios consecutivos em Gestão Compartilhada.
Em 2010, havia 1.002 alunos matriculados na Unidade Escolar e contava com um quadro de profissionais habilitados, qualificados e comprometidos, atuando por área de conhecimento, licenciados e / ou especializados, fortalecendo a gestão escolar com princípios democráticos embasados nos quatro pilares da educação: o aprender a ser, aprender a fazer, aprender a conviver e aprender a conhecer.
Em 2011, a Unidade Escolar conta com 1.034 alunos, com um quadro de professores qualificados.




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