quinta-feira, 6 de março de 2014

II ENCONTRO DO PIBID/IFTO SUBPROJETO COMPUTAÇÃO - ESCOLA PARCEIRA CEM FÉLIX CAMOA

O Instituto Federal do Tocantins e a CAPES realizou o II Encontro do PIBID, com o tema: "A contribuição do PIBID na formação inicial de Professores no Tocantins: integrando práticas docentes". Encontro realizado em Gurupi, com palestras, mesa redonda, apresentação dos subprojetos e exposições de resultados, os impactos causados nas escolas parceiras do Tocantins. Alguns dos subprojetos: computação, física, letras,matemática, artes cênicas e outros... Foi um momento rico de troca de experiências. Com o objetivo de discutir a contribuição do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid) na formação inicial de professores no Tocantins, estudantes e professores de cursos de licenciatura estão reunidos no II Encontro do Pibid. Este ano, o evento aconteceu no campus Gurupi, do Instituto Federal do Tocantins (IFTO), durante esta sexta-feira, 8, e o sábado, 9. Apresentações teatrais marcaram o início da programação e entretiveram o público durante abertura do evento. Os palhaços Pitoco e Peteca, estudantes do curso de Artes Cênicas do campus Gurupi, animaram a solenidade, que contou com a presença do diretor de Ensino do IFTO, Jorge Luiz; do diretor-geral substituto do campus, Marcelo Terra; do coordenador institucional do Pibid/2011 do IFTO, Carlos Eduardo Santos; da representante do Pibid/2012 da Unirg, Marcilene Araújo; e da diretora Regional de Ensino de Gurupi, Adriana Aguiar. Para iniciar o debate, o professor da Universidade Federal de Goiás (UFG), Juan Bernardino Barrio, falou do processo de formação de professores num contexto inter e transdisciplinar. Ele apresentou o contexto histórico da formação do conhecimento, desde o período da história antiga até a modernidade, e também da ideologização da profissão docente, que tem reflexo na forma tratar a carreira. Barrio abordou também a dinâmica do processo social, responsável pelas modificações no conhecimento, e, consequentemente, dos comportamentos sociais. "O que foi muito bom na teoria piagetiana nos anos 1960 é preciso rever para os dias atuais. A sociedade hoje está diferente da daquela época", afirmou. Durante a palestra, o professor ressaltou que as disciplinas devem ser vistas como instrumentos culturais, contribuindo para a formação global do estudante, proporcionando uma harmonização entre a formação especializada e o saber geral. Dessa forma, falou Barrio, é traçado o caminho para a transdisciplinaridade, a partir do diálogo entre conhecimentos e sujeitos. Barrio defendeu, ainda, a transformação de programas como o Pibid em ações permanentes e contínuas e não em editais. "Ações assim são muito importantes para a formação docente e funcionam como ações interdisciplinares, levando o conhecimento teórico ao prático", afirmou, e acrescentou que é importante conectar o campo do conhecimento ao do trabalho. Em seguida Rosilde Aires Supervisora do PIBID/IFTO Subprojeto computação - apresentou as ações desenvolvidas pelos bolsistas em 2013.

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