sexta-feira, 3 de agosto de 2012
Conselho de Classe II Bimestre/12
Nos dias 26 e 27 de junho de 2012 foi realizado o Pré-Conselho de Classe acompanhado pelas coordenadoras de turmas, observando que após o I bimestre optou-se em atender os alunos que apresentam maiores dificuldades de aprendizagem e baixo rendimento em razão da pouca participação nas atividades, a falta de compromisso com as aulas, as conversas paralelas, a não realização das atividades, brincadeiras e o uso do celular. A Orientadora Educacional listou aqueles alunos que necessitavam de um acompanhamento mais próximo por parte da escola, bem como por parte da família. Assim, previamente convocamos os alunos e os pais/responsáveis para participarem do Conselho de Classe que aconteceu nos dia 28 e 29/06/12 realizados nos três turnos: matutino, vespertino e noturno. A equipe pedagógica, Orientadora e Professores analisaram a situação de cada aluno presente ou não e os fatores observados são quase todos os mesmos relatados acima. Essas são as principais preocupações de todos os envolvidos no processo e observa-se ainda, que o nível de rendimento das turmas cresceu significativamente neste bimestre. No final do conselho foi solicitado junto aos professores medidas/propostas de trabalho para melhoria da aprendizagem dos estudantes que apresentaram dificuldades como desafios para o 2º semestre, sendo :
• Continuar com os encaminhamentos e monitoramentos semanais às coordenadoras de turmas;
• Monitoramento e conversa individualizada em sala de aula pelos professores;
• Professores priorizar atividades em sala de aula, principalmente para o noturno;
• Manter o projeto de monitoria para os alunos com dificuldade de aprendizagem;
• Planejamento de aulas voltado para os alunos com maior dificuldade de aprendizagem nas áreas em que apresentou baixo rendimento;
• Realizar reunião nas turmas por série e convocar os pais para participarem da conversa junto com os seus filhos.
O conselho de classe pode se tornar momento de reflexão quando se discute as dificuldades de ensino, de aprendizagem, adequação dos conteúdos, as metodologias empregadas, competência e habilidades, enfim, adequar às necessidades dos alunos. Desse modo, o conselho de classe deve possibilitar não só a análise do desempenho do aluno, mas do desempenho da própria escola, de forma conjunta e cooperativa pelos que integram a organização escolar.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário